Adamento, velocidade e ritmo

http://www.musicalmaraiza.com.br/images/img%20tocando.jpg
Precisamos deixar claro uma coisa: ritmo não tem nada a ver com velocidade. Quando dizemos que "este ritmo é rapido" estamos falando asneira. Os ritmos poem ser tocados em uma velocidade mais rápida ou mais lenta. Por isso, podemos ter um ritmo de valsa mais lento ou mais rapido, um Rock mais lento ou mais rápido. Só que, em música, não chamamos isso de velocidade, mas de andamento.
Muita gente falaem "ritmo de Rock", "ritmo de samba". Isso se refer na batida, isto é, na pulsação da música. A velocidade desta pulsação não é ritmo, mas o andamento. Logo:
Ritmo = pulsação da música
Andamento = velocidade

Quer um exemplo? No Abbey Road, lado B, há um medley: Golden Slumbers, Carry That Weight, The End. O ritmo, isto é, a pulsação das três músicas é igual, mas o andamento, isto é, a velocidade, é diferente.
http://www.ruadireita.com/info/img/o-papel-da-musica-na-saude.jpg
Se o ritmo não tem a ver com a velocidade, como distinguir um ritmo do outro? Simples, pela batidas, pela pulsação da musica. Toda música oferece uma batida praticamente constante, repetindo-se sempre. Mas você pode reparar que, no decorrer de uma músicas, umas batidas são fracas outras são fortes. É justamente pela alternância dessas batidas, mais fortes ou mais fracas, que dizemos se um ritmo é Rock Blues, Bolero...
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/imagens/interacao/original/4/cuide-da-sua-saude-com-musica-4-269.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário