Teoria musical

http://2.bp.blogspot.com/-0ZTAbca5dEg/T2Iu5JfJp3I/AAAAAAAAAI8/eXNxswrE1cA/s1600/tecnologia-como-criar-propria-musica-460x345-la.jpgO que é música?
 De um música é a arte d ecombinar sons. 
De quer é feita a música?
Amísica é feita de sons definidos, e oque é um som definido? Uma determinada vibração que pode ser medida. isso entra na física de propriedade do som.
Música é feita de sons. Certo. Todas as melodias, todas as músicas escritas até hoje foram feitas com 12 sons. Ei, mas as notas musicais não são sete? Sim, são sete: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Mas se você olhar no teclado do piano, verá que entre estas sete notas existem outras 5, as chamadas "teclas pretas". Eu sei o quanto é difícil para estudantes na área de humanas, mas, com o auxílio de um computador, temos que 7 + 5 = 12. Oh, doze! Isso mesmo, 12 notas.

Agora você deve estar se perguntando: que história é essa de 12 sons se o piano tem 88 teclas? É verdade.
O caso é o seguinte: os sons se repetem a cada 12. Usando como exemplo o teclado de um piano, veja que as teclas estão dispostas de maneira uniforme. Se pressionarmos uma tecla ao acaso, ouviremos um som. Seguindo essa tecla, pressionando a que fica à sua esquerda (seja branca ou preta) temos outro som. Repetindo esse movimento 11 vezes, a décima segunda nota será igual àquela primeira. Igual não, mais aguda.
Altura
Bem, temos doze sons que se repetem em alturas diferentes. Referimo-nos à altura do som quando queremos explicar que ele está mais agudo ou mais grave. Um som é alto quando é agudo; dizemos que um som é baixo quando ele é grave.
Volume
Veja bem, a altura de um som não NÃO NÃO se refere ao volume do som. Quando sua mãe grita desesperada "ABAIXA ESSE MALDITO SOM" ela está cometendo um erro. O que ela quer é que você diminua o volume de som. O volume do som é medido em graduações que vão de forte a fraco – ou, se preferir, compre um aparelho e meça em decibéis.
Então, só para você não esquecer:
Som Alto = agudo
http://1.bp.blogspot.com/-WbexLaovktA/T5dAarWNSUI/AAAAAAAAAQ8/yChz_XsiWAI/s1600/Partitura_Coracao.jpgSom baixo = grave
Som forte ou fraco = refere-se ao volume, o que o senso comum chama de "alto e baixo".
Timbre
Timbre é a qualidade que permite distinguir um som do outro. Assim, dizemos que um trombone tem um timbre diferente de um violão.
Bom discobrimos que os sons tem alturas, timbres e volumes diferentes. Eu disse que a música é a combinação desses sons. e como podemos combinar os sons? Para responder a essa pergunta, precisamos destrinchar apropria música. Quai os elementos que compõe uma música? Vimos que são os sons. Mas vamos ver melhor a questão.
Em qualquer manul de música você vai encontrar esta simpática definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo". Bom, para nós, que sabíamos até agora que música é a arte de combinar sons definidos, dizer que a música é feita de Harmonia, Melodia e Ritmo parece grego. Mas não se preocupe. Em alguns instantes saberemos o que significa cada um desses termos.
Podemos usar com exemplo uma banda comum:
Melodia - a voz do vocalista
Harmonia - os acordes doinstrumentos (guitarra, teclado,violão...)
Ritmo - a bateria e o contra baixo
A voz canta uma sequência de sons. um após outro, cada sílaba da letra corresponde a um som. Enquanto isso, os instrumentos acompanham. Acompnhar significa tocar outras notas que combine com as que estão sendo cantadas.Além disso, a música tem uma pulsação constante. É essa pulsação que permite que você acompanhe com palmas. Experimente. Sim, eu sei, sua família vai achar que você não é normal, tudo bem, mas tente. Marque essa pulsação. Acompanhe-a. O que achou? O ritmo da música!

Então, descobrimos que melodia são os sons tocados em sequência, um após outro; harmonia são os sons tocados ao mesmo tempo (são os acordes, os famosos acordes nada mais são que sons tocados ao mesmo tempo) e o ritmo, ou seja a pulsação da música.http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/ensino-musica.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário